Passeio ao Projeto Tamar em Ubatuba
Projeto Tamar Base Ubatuba |
Projeto Tamar |
Ubatuba é uma das mais importantes bases de pesquisa e conservação que o Projeto TAMAR-ICMBio mantém no país, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. O seu Centro de Visitantes recebe, em média, 100 mil pessoas por ano.
É a única Base de pesquisa do Projeto no país localizada em área urbana. Além da infra-estrutura de apoio, como alojamento e administração, e da unidade de reabilitação de tartarugas, tem Centro de Visitantes com aquário e sete tanques de exposição; dois terrários com tartarugas terrestres e de água doce; mostra permanente de réplicas, de peças biológicas e de painéis educativos; oficina de papel reciclado; biblioteca; auditório com 30 lugares; lanchonete e loja que oferece toda a linha de produtos TAMAR, artesanato local e cestarias produzidas pelos índios Guaranis, da Aldeia Boa Vista; e o Museu Caiçara, com cerca de 200 peças em seu acervo. (881)
|
Marcação de juvenis
Ubatuba apresenta grande ocorrência de tartarugas marinhas juvenis, que têm a região como importante área de alimentação, especialmente as tartarugas-verdes (Chelonia mydas), com mais de 95% dos registros. Somente a oliva (Lepidochelys olivacea) não freqüenta esta região.
Ubatuba é um tradicional e antigo porto do litoral paulista e conta com uma frota pesqueira significativa, em função dos ricos recursos que oferece. Há, por isso mesmo, elevada incidência de captura acidental em redes de pesca, ao longo de todo o ano. De 1991 a 2005 o TAMAR registrou mais de 7.000 ocorrências de tartarugas marinhas na região.
Em 2000, o TAMAR iniciou em Ubatuba o monitoramento da captura incidental de tartarugas marinhas pela frota camaroneira. Equipes do Projeto embarcam na pescaria para marcar e soltar os animais capturados, além de ensinar à tripulação as técnicas para reanimar as tartarugas que estejam afogadas.
|
Turismo e trabalho social
A Base do Projeto TAMAR é um dos principais atrativos e se destaca no trabalho de inserção social, através de programas como a Oficina de Sacolas de Papel Reciclado (que produz 7 mil sacolas/mês) e os Projetos de Educação Ambiental: Aprendendo a Preservar a Terra e o Mar e Tartarugas marinhas-a vida pede respeito, onde alunos de Ubatuba aprendem a cuidar de tartarugas marinhas dos tanques do Centro de Visitantes e participam do trabalho de campo.
Saiba mais sobre esta base em Ubatuba visitando a página: https://www.ubatuba.com.br/tamar/. |