Eventos e datas festivas calendario da cidade

25/02/2010 22:10

 

Conheça aqui algumas informações para melhor aproveitamento de seus passeios.


Arte e Artesanato | Calendário de Eventos | Pontos Turísticos | Dados Gerais
 

Arte e Artesanato

O artesanato tradicional de Ubatuba tem suas raízes nos trabalhos em taquara, palha e vime, desenvolvido pelos índios. Depois mesclou-se com o barro e a madeira, utilizados com elegância pelos franceses que aqui se instalaram. Os artesãos do município em sua maioria produzem cestaria, trançado, entalhe e escultura em madeira. Os pintores tradicionais utilizam cores vivas e vibrantes sobre peças de cerâmica ou madeira, modeladas e estruturadas com as mesmas formas desenvolvidas por seus antepassados.
O comércio de artesanato local concentra-se basicamente nas lojas do centro e nos sertões espalha dos pelo município. Ubatuba também participa de feiras e exposições em vários Estados do Brasil, mostrando a arte desenvolvida por várias gerações do povo caiçara. Você vai adorar levar para casa cestos lindos, tapetes, redes, esculturas, móveis rústicos, colares, etc. Toda essa inspiração vem da fauna e da flora presentes em abundância na região. Não deixe de conhecer.
Feira de Artesanato de Ubatuba.
Aproveite seu passeio à noite pelo centro da cidade e conheça o que há de bom no artesanato local.
Aqui você encontrará bijouterias exóticas, objetos de decoração, roupas de todo tipo e até barracas de comidas típicas.São diversas barracas de todo tipo, onde você encontrará belas lembranças de sua passagem pela cidade a preços altamente convidativos. A feira fica situada no final da Avenida Iperoig, em frente à famosa Praia do Cruzeiro, próxima ao Farol e à Estátua de Anchieta.
 
>>Voltar para o topo
 
Calendário de Eventos

Janeiro
Passagem de Ano na beira-mar - queimada de fogos no centro e várias praias

Fevereiro
Carnaval

Março
Festa de São José
Data: a confirmar
Local: Praia do Félix Missa e Procissão na praia do Félix.

Abril
Regata da Amizade Vela Oceânica
Data: a confirmar
Local: Saco da Ribeira
Um evento náutico organizado pela AUMAR, na Marina do Píer do Saco da Ribeira.

Maio
Moto Romaria / Evento de Cunho Religioso que reúne motoqueiros do litoral e Vale do Paraíba rumo à Aparecida do Norte.
Prova Natatória Cidade de Ubatuba
Local: Praia do Cruzeiro
Grandes expressões da natação nacional participam desse evento promovido pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Esportes e demais órgãos. No último domingo do mês.
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Período: a confirmar / Procissão , missa, quermesse, shows e apresentações de Grupos Folclóricos. Na Capela do Ipiranguinha.
Festa do Divino Espírito SantoData: a confirmar
Missa, quermesse , apresentação de Grupos Folclóricos. Na região do Rio Escuro.
Festa de Santa Rita
Data: a confirmar / Missa, procissão e quermesse, nos arredores da capela da Praia da Enseada.

Junho
Festa de Santo Antônio II
Procissão com tochas, novenas, quermesse e Apresentação de Grupos Folclóricos. Realizada na Capela do Sertão do Puruba.
Festa de São Pedro Pescador e Procissão Marítima - 24 a 29/06 / Local: Aeroporto Gastão Madeira / Festa Religiosa. Procissão marítima e terrestre, benção dos anzóis , barracas com comidas variadas, shows, apresentação de Grupos Folclóricos. Festival de Tainha na Brasa.
Ubatudo / Local: Aeroporto Gastão Madeira / Feira de produtos originariamente de Ubatuba. Evento realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Na semana do feriado de Corpus Christi.
Festa de Santo Antônio
Data: 13/6 / Local: Itaguá
Procissão e Levantamento do Mastro, reza, quermesse, shows, apresentação de Grupos Folclóricos. Nas proximidades da Capela de Itaguá.
Encontro de Remanescentes da Rebelião da Ilha Anchieta / Data: 1a. semana de junho / Local: Ilha Anchieta
Missa e confraternização dos remanescentes: policiais e suas famílias - Aberta ao público.
Festa de São João / Data: 23/6 Procissão Iluminada do mastro, fogueira, reza em latim, quermesse, show e apresentação da Tradicional Quadrilha além de Grupos Folclóricos. Na capela de Itaguá.

Julho
Escultura na Areia / Local: Praia do Perequê Açú / Evento provido pela Secretaria de Esportes da Prefeitura. Na segunda quinzena do mês.
Festa de Santana / Local: Praia do Perequê Mirim
Missa, quermesse, shows, apresentação de grupos folclóricos. Na capela do Perequê Mirim.
Festival do Camarão - última semana de julho Local: Praia da Almada
Três dias de Festa. Todos os pratos a base de camarão. Shows e apresentação de grupos folclóricos na praia. Na segunda quinzena do mês.

Agosto
Concurso de Pipas Local: Praia do Perequê Açú
Evento realizado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal na segunda quinzena do mês.
Festa do Bom Jesus da Ilha Anchieta.
Data: primeira semana de agosto / Local: Ilha Anchieta
Procissão no mar, missa, apresentação de shows.

Setembro
Paz de Iperoig - 07 a 14/09 Comemorações do Primeiro Tratado de Paz das Américas ocorridas em Ubatuba em 1563. Evento Realizado pela Prefeitura Municipal finalizando a Semana de Anchieta.
Festa de Santa CruzData: 14/9 Missa, procissão, quermesse, apresentação de Grupos Folclóricos.
Festa da Cultura Popular de Nossa Senhora das Dores Data: 23Local: Itaguá Missa, quermesse, forró, shows com musicas da cultura regional.

Outubro
Encontro de automóveis Antigos Período: última semana de outubro
Local: Praia do Cruzeiro
Evento que reúne carros Antigos de todo o país e um Mercado de Pulgas, comemorando o aniversário da cidade de Ubatuba. Nos jardins da Praia do Cruzeiro.
Semana do Aniversário da Cidade e Feira das Nações Data: 28/10 Local: Praia do Cruzeiro
Desfile Cívico.

Novembro
Campeonato Mundial de Surfe
Local: Praia da Itamambuca
A cidade é uma das duas sedes brasileiras do Campeonato Mundial de Surfe (WCQ - World Championship Qualifying). Gente como os campeões mundiais Kelly Slater (Austrália) e Fábio Gouveia (Brasil) são figurinhas fáceis nas areias de Itamambuca em novembro.

Regata de Vela Oceânica Cidade de Ubatuba
Data: a confirmar / Local: Saco da Ribeira
Evento náutico organizado pela AUMAR. Na Marina do Píer do Saco da Ribeira.

Dezembro
O verão começa aqui no trópico de Capricórnio (22/12)
 
>>Voltar para o topo
 
Pontos Turísticos

Ubatuba possui muitos pontos para a visitação dos que por aqui passam, além das belezas naturais que deixam deslumbrado qualquer visitante. Você pode fazer um roteiro cultural, científico, esportivo ou simplesmente desfrutar do riquíssimo meio ambiente existente no município. Destacamos os principais para facilitar sua visita.
Aquário de Ubatuba
O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. Está localizado na rua Guarani, 859, no Itaguá.

Avenida Iperoig
Seus bares, restaurantes e sorveterias concentram o agito noturno da cidade de Ubatuba. Passeio obrigatório para os visitantes. Localiza-se em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro, no centro. Também é palco para vários eventos da cidade.

Biblioteca Municipal
Com acervo de aproximadamente 20.000 volumes além de revistas e jornais do dia, a Biblioteca Municipal conta com três seções: infantil, referencial e circulante. Localiza-se na praça 13 de Maio, 52, no centro da cidade. O visitante de Ubatuba também pode emprestar livros.

Cachoeiras
Ubatuba possui várias cachoeiras que o visitante pode apreciar durante sua estadia na cidade. Num dia de calor, para quem volta da praia, é um ponto de visitação obrigatório. Algumas dessas cachoeiras ficam à beira da estrada, outras por serem de difícil acesso necessitam de um guia. São belezas naturais que devem ser conhecidas por todos.

Cadeia Velha
Localiza-se na praça Nóbrega, no centro da cidade. Não há registro documental do ano de sua construção. Fou reformada por Euclides da Cunha em 1903. O prédio abrigou a cadeia pública por um longo período. Hoje é onde funciona a CETESB.

Cais do Porto
Localizado na ponta Grossa, à 3 km do centro da cidade, tem seu acesso pelo bairro do Itaguá (estrada asfaltada). Acompanhando o costão, o visitante encontra em cada curva aspectos diferentes da deslumbrante paisagem. Do cais pode-se avistar toda a baía de Ubatuba. O local é muito concorrido para a pesca do peixe-espada. Vale a pena acompanhar o entardecer.

Casarão do Porto
O Casarão do Porto foi construído em 1846, serviu de casa comercial e moradia para Baltazar Fortes. Foi Hotel em 1930 e mais tarde comprado pelo industrial Félix Guisard, de Taubaté, que o usou como residência de verão. Desde 1987 abriga a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART). Situa-se no centro da cidade (praça Anchieta, 38).

Centro de Informações Turísticas
Na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade), é o local para se obter dicas sobre o município. No Centro de Informações Turísticas são feitas exposições durante todo o ano.

Coreto
Situado na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade. Local onde se apresenta a Banda Lira Padre Anchieta, aos domingos após a missa da noite.

Cruzeiro
Simboliza a Paz de Iperoig (pacificação dos tamoios, assinada pelos portugueses e os índios em 14 de setembro de 1563). Encontra-se na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Estação Experimental de Ubatuba
A Estação Experimental de Ubatuba, pertence a Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Instituto Agronômico de Campinas e tem por finalidade a pesquisa. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira. Localiza-se a 6 km do centro da cidade, na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125).

Farol da Barra
Localizado na praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade) junto a foz do rio Grande de Ubatuba foi construído em homenagem aos pescadores de Ubatuba. O local é muito procurado por pescadores amadores. O amanhecer é imperdível (não se esqueça de levar uma máquina fotográfica).

Feira de Artesanato
Funcionando nos finais de tarde e a noite, a Feira de Artesanato é o ponto em que os artesãos de Ubatuba apresentam e vendem seus trabalhos. Localiza-se no início da avenida Iperoig, no centro.

Gruta que Chora
Objeto de muitas lendas, é mais um ótimo passeio. Fica na praia da Sununga (acesso pela praia do Lázaro ou pelo Saco da Ribeira). Por um curioso fenômeno natural, esta gruta verte água do teto quando são emitidos sons fortes em seu interior.

Ilhas
Os amantes do mar poderão visitar o longo litoral de Ubatuba composto por 16 ilhas, 07 ilhotas e 08 lajes formando um verdadeiro paraíso ecológico. É só você escolher: mergulhar, pescar ou simplesmente curtir a natureza. Operadoras de mergulho e turismo existentes no município oferecem os serviços necessários ao seu lazer.

Ilha dos Pescadores
Ilha fluvial contendo uma pequena vila de pescadores, no rio Grande de Ubatuba (centro da cidade). Nela está localizado o Mercado Municipal de Pescados que funciona no horário comercial.

Imagem de São Pedro Pescador
Localizada no morro da Prainha, no centro da cidade, é uma homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. A imagem está voltada para a baía de Ubatuba. A Festa de São Pedro Pescador é uma tradição da cidade.

Imagem do Cristo Redentor
Em 09 de Janeiro de 1954, Ubatuba recebeu um Cristo Redentor, que foi fixado na Praça Olavo Bilac no bairro do Itaguá, uma cortesia do povo de serra acima (todas as pessoas oriundas do Vale do Paraíba), em sinal de agradecimento pela exuberante paisagem e lindas praias de areias brancas e águas claras que todos os anos em suas férias podiam tranqüilamente usufruir. O monumento foi construído por Lycurgo Barbosa Querido.

Imagem do Padre José de Anchieta
A imagem em homenagem ao Padre José de Anchieta se encontra na praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Museu Caiçara
O Museu Caiçara, ponto de visitação obrigatório aos interessados na cultura caiçara, está situado na rua Antônio Athanasio da Silva, 273, no bairro do Itaguá.

Obelisco do III Centenário
Inaugurado em dia 28 de Outubro de 1937, por ocasião das comemorações do terceiro centenário de Ubatuba. Está localizado na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro.

Parque Estadual da Ilha Anchieta
Criado em 1977, o Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA, tem 823 ha² de Área de Proteção Ambiental, caracterizada por ser totalmente insular, com praias e costões rochosos, profundidade propícia ao mergulho e navegação turística e esportiva. A Ilha Anchieta fica a 4 km do Píer do Saco da Ribeira, principal ponto de saída de embarcações para lá. Várias empresas oferecem o transporte, por escunas, que geralmente demora de trinta a quarenta minutos.

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba
Os objetivos básicos do Núcleo Picinguaba são a interação dos fatores históricos/antropológicos com o estudo dos ecossistemas da Serra do Mar, seu litoral e sua preservação, e a criação de um centro de apoio à pesquisa e à educação ambiental, voltados para estudantes, visitantes, pesquisadores e para a população local. Dentro de sua área se encontra a Casa de Farinha, antigo engenho de álcool e açúcar da Fazenda Picinguaba contruída no final do século passado.

Pedras do Sino
Na costeira, junto a praia de Santa Rita, encontram-se as chamadas Pedras do Sino (idênticas às de Ilhabela), cuja característica é retinirem à semelhança do bronze.

Praias
Mais de 100 km de costa abrigam praias de águas cristalinas dos mais variados tipos oferecendo muitas opções de lazer: desde a agitação das praias mais concorridas, passando pelo surf, mergulho e outros esportes aquáticos, até a tranqüilidade das praias paradisíacas de difícil acesso.

Projeto Tamar
A base do Projeto TArtarugas MARinhas - TAMAR, conta com um centro de visitantes onde estão expostas em tanques, exemplares vivos de diferentes espécies de tartarugas marinhas, maquete representando a desova e nascimento dos filhotes, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório para exibição de vídeos, biblioteca para consulta, loja de souvenirs e lanchonete. Localizada na rua Antônio Athanasio da Silva, 273, no bairro do Itaguá, não pode deixar de ser visitada pelos amantes da natureza.

Saco da Ribeira
São centenas de veleiros, escunas, lanchas e barcos de pesca abrigados no Saco da Ribeira. Ponto de partida para passeios e de visitação obrigatório para os adeptos da náutica é um dos mais belos cartões-postais de Ubatuba.

Trilhas
São trilhas para todos os gostos, desde as mais fáceis (com 3 horas de duração), até as mais difíceis que chegam a durar mais de um dia. Algumas dessas trilhas fazem parte da história, tornando a viagem ainda mais emocionante. Existem várias operadoras de ecoturismo no município que colocarão a sua disposição monitores preparados e habilitados para guia-lo por esses incríveis caminhos de Ubatuba.
 
>>Voltar para o topo
 
Dados Gerais

Criação
28 de outubro de 1637

Coordenadas Geográficas
Latitude : 23° 26' 13" Sul
Longitude : 45° 04' 08" W. Gr.

Divisão Administrativa
Distrito Sede
Distrito Picinguaba

Áreas (km2)
Distrito Sede - 516,84
Distrito Picinguaba - 231,18
Total - 748,02

Limites (extensão)
Parati/RJ (norte) - 33,05 km
Caraguatatuba/SP (sul) -16,10 km
Natividade da Serra/SP (oeste) - 19,00 km
São Luiz do Paraitinga/SP (oeste) - 21,00 km
Cunha/SP (oeste) - 36,00 km

Linha da Costa (Oceano Atlântico)
Parte continental - 125,40 km
Parte insular - 52,50 km
Total - 177,90 km

Altitudes (acima do nível do mar)
Máxima - 1.670 m
Mínima - 0 m

Hidrografia
Rede hidrográfica rica, extremamente densa; para efeito de classificação compreensiva, que traduz a conformação fisiográfica da mesma, as bacias que a integram foram classificadas em:
grandes bacias (as que atravessam o território de fora-a-fora - linha de costa a limite interior)
pequenas e médias bacias costeiras e insulares (bacias continentais que não atravessam o território do município de fora-a-fora e as bacias das ilhas e demais formações oceânicas insulares).

Clima
Tropical úmido
Ventos dominantes, pela ordem, de Sul e Sudeste.

Principais distâncias de Ubatuba à (em km)
Angra dos Reis - 158
Aparecida do Norte - 150
Campinas - 276
Campos do Jordão - 160
Caraguatatuba - 50
Ilhabela - 78
Paraty - 71
Rio de Janeiro - 310
Santos - 205
São José dos Campos - 137
São Luiz do Paraitinga - 51
São Paulo - 248
São Sebastião - 75
Taubaté - 100

População (1996)
Homens . : 28.130
Mulheres : 26.909
Total .. : 55.039