Métodos de Pesca

27/02/2010 20:32

 

                                                                  DE BÓIA

Com este método pescamos grandes quantidades de peixe.

      A Vara para esta pesca deve ser sólida e muito flexível, ter de 4,5m a 6m, as passadeiras não devem ser largas para facilitarem a luta com o peixe. A Vara deve ser leve já que estamos sempre com ela na mão.

      O Molinete deve ser pequeno mas ter uma boa capacidade, no mínimo 200 metros com fio 0,30. Deve ser muito leve.
      As Linhas utilizadas devem ser fortes e resistentes. No Inverno pode utilizar-se fio 0,30 já que normalmente a visibilidade é curta. Em águas muito claras e mar calmo deve diminuir-se o fio, para certos peixes devemos utilizar o fio 0,16.

      Uma vez posta a bóia no fio devemos colocar o número de chumbos necessários a um bom equilíbrio desta. A bóia da esquerda tem peso a mais enquanto a da direita tem a menos.
      Se quisermos ter sucesso com este método de pesca, nunca nos podemos esquecer de engodar.
      Normalmente a altura melhor para pescar de bóia é na Prea-Mar, mas como sempre depende do pesqueiro onde nos encontramos. Meio caminho andado para fazer uma boa pescaria é conhecer bem um determinado pesqueiro.

                                                              DE FUNDO

Com este método pescamos praticamente todos os peixes da nossa costa.

      Abaixo podemos ver como se faz o lançamento. Aconselharmos a treinar-se primeiro na areia da praia e só depois tentar lançar para o mar. Repare na posição das passadeiras (ficam viradas para o mar no fim do lançamento) e na altura em que o dedo é retirado do fio (quando a vara está quase na vertical).  

      A vara para esta pesca deve ser sólida, ter de 4,5m a 6m, as passadeiras não devem ter um diâmetro elevado para facilitar a luta com o peixe, no entanto também não devem ser muito apertadas porque assim dificultam lançamentos longos.
      O Molinete deve ser grande e ter uma boa capacidade, no mínimo 250 metros com fio 0,40. Por vezes compensa comprar um molinete caro, este se for bem tratado pode durar uma vida inteira, além disso pode ganhar até 50m no lançamento em relação a outros de menor qualidade.  

      As Linhas utilizadas devem ser fortes e resistentes normalmente apanham-se os maiores espécimes da costa com este método. No Inverno deve utilizar-se fio 0,50 já que normalmente as águas são pouco luzas, em águas muito claras e mar calmo pode-se diminuir até fio 0,30 este no entanto deve ser de boa qualidade, compare sempre os teste de peso feitos a cada uns dos fios por vezes encontramos diferenças de quilos para fios da mesma espessura.
      As chumbadas utilizadas podem ir de 100gr a 300gr dependendo do estado do mar, existem ainda umas chumbadas para areia e mar corrido que alem do chumbo têm vários arames para se fixarem melhor à areia.

      Podemos pescar com este método em qualquer estado da maré na Baixa-mar podemos avançar bastante com umas botas calçadas, na Prea-mar são vários os peixes que se aproximam da costa, não devemos ficar muito tempo no mesmo local se não encontramos peixe, devemos assim ir percorrendo a praia à procura do peixe.

      Acima podemos ver como normalmente se monta uma pesca para pescar ao fundo. Podemos utilizar de 1 a 3 anzóis, não nos devemos esquecer que quanto mais anzóis usamos menores são os lançamentos.
      Em vez de usarmos laços para prender os empates ao leader podemos usar destorcedores. Caso não saiba o leader  é uma linha mais grossa que a linha do molinete e serve para evitar que quando lançamos esta não se parta. Pode-se utilizar também um elástico quando pescamos ao fundo na rocha, prende-se o elástico ao leader e a chumbada ao elástico, assim esta costuma enroscar menos. Como sempre cada método tem inúmeras variações de região para região e mesmo de pescador para pescador, tente encontrar a que mais se lhe adeqüei.

 

                                                             AO SENTIR
Podemos considerar este método como um misto de fundo e de bóia.

      Utiliza-se normalmente uma vara leve, pode ser a de bóia, fazem-se lançamentos curtos no máximo 15 metros, e espera-se com a vara na mão que o peixe morda.
      Tal como quando se pesca à bóia deve-se engodar para atrair os peixes.

      Usa-se uma chumbada leve (+- 40 gr), e anzóis pequenos, ou os indicados para a espécie em questão.
      Como é lógico não vale a pena estar pescar ao sentir quando o mar esta bravo, já que assim a pesca vem sempre para fora.